quinta-feira, 9 de agosto de 2018

OUTUBRO VERDE E AMARELO

Já próximo às eleições em outubro, alguns poucos pretensos candidatos se sacodem para começar a campanha pela catação dos votos. Mas a coisa não anda nada boa para os bacanas da política na terrinha chamada Brasil.

Vivemos ainda no olho do furacão chamado Operação Lava Jato, que culminou na corrida para punição dos politicos corruptos, desencadeando uma enorme balbúrdia processual judiciária, onde deram vestes de legalidade à chamada condução coercitiva, e a prisão por tempo indeterminado de diversos investigados.

Daí então, pela primeira vez no Brasil, nos vemos diante de uma complexa rede de autoridades investidas de julgadores, garotos propaganda, justiceiros, e até mesmo mentores do bem e do mal. Surgem esses tais salvadores da pátria, nos diversos setores da investigação e da justiça.

E o que está pensando esse povo que gosta de assistir novela, que não vivencia nem conhece o sentido lógico e filosófico da política, que não tem cultura social e tampouco escolaridade; que não lê, não estuda, não se profissionaliza nem se especializa, e que só faz sucesso nas redes sociais com o besteirol da linguagem e da escrita?

Será que essa massa de justiceiros que se amontoam nas redes sociais ofendendo julgadores, defendendo ou condenando os políticos corruptos, está preparada para votar e eleger algum candidato nessas eleições?

O nosso país é grande, e formado uma complexa rede de raças e culturas de povos subdesenvolvidos, que nele se espalharam em busca de oportunidades para sobreviver economicamente, mas com poucas chances de obter escolaridade para acrescentar à sua base cultural.

Assim, desde a época da colonização, até os dias atuais, temos visto um baixíssimo nível de formação escolar, e de conhecimento sobre os diversos temas que envolvem o universo da politica, seja ele moral, social, econômico ou financeiro.   

Mas, seja lá como for, estamos às vésperas das eleições, e esse povo bom, que gosta de samba, fica ansioso para chegar o final da semana e ir para o boteco beber uma cervejinha, que dança funk, e forma essa massa eleitoreira, está mais confusa e atordoada, do que antes. 

Espero que antes de proclamar seu voto, esse povo tenha ao menos um pouco de bom senso, e  procure refletir se cada um está realmente preparado para escolher um candidato. E depois dessa reflexão, faça uma analise bastante criteriosa sobre os candidatos, para que realmente possa surgir um novo conceito político e administrativo nesse país.

No entanto, acho que não vai mudar muita coisa, porque os eleitores ainda continuam pensando em levar vantagem, tirando proveito desse momento cultural extremamente importante para o Brasil. Mas, espero que todos se conscientizem da dura e difícil missão de escolher o melhor candidato, e ao final, nessas eleições, o mês de outubro seja colorido de verde e amarelo.

                                                                                                             





Nenhum comentário:

O SS vai reeditar a Ave Maria e o Pai Nosso também, ou somente a Constituição Federal? Em 1988 os brasileiros receberam de presente uma nova...